O Bispo da Diocese da Guarda nomeou o atual pároco do Fundão, Valter Tiago Salcedas Duarte, como novo Capelão da Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF), substituindo no cargo o padre António Gama.
É uma das nomeações pastorais de 2025-2026, “um ano de transição para a Diocese da Guarda. As decisões agora tomadas visam garantir a continuidade dos serviços essenciais, preparar o terreno para um redesenho mais alargado da organização pastoral e avançar no processo de conversão missionária e evangelização”, refere D. José Miguel Barata Pereira.
O prelado nomeou o Padre Joaquim Cardoso Pinheiro como Vigário Geral e Moderador da Cúria, com tutela do Gabinete de Apoio à Administração das Paróquias e da Ação Social. Esta nomeação foi tornada pública esta quinta-feira, 31 de julho de 2025, por meio de decreto diocesano, resultante de um processo de auscultação ao presbitério diocesano.
O novo Vigário Geral, 59 anos, ingressou nos seminários do Fundão e da Guarda e foi ordenado sacerdote a 5 de julho de 1992. Paralelamente ao ministério pastoral, aprofundou a sua formação académica, licenciando-se em Filosofia na Universidade Pontifícia de Salamanca (1995), fazendo o mestrado em Filosofia Geral na Universidade Nova de Lisboa e doutorando-se em Filosofia na Universidade do Porto.
Foi pároco em diversas comunidades da Diocese, como Paul, Ourondo, Sobral de São Miguel, Vila do Carvalho, Penedos Altos, Guarda-Gare, Gonçalbocas, antiga Vila do Jarmelo e, atualmente, serve como pároco de Seia, São Romão e Sabugueiro. Foi também Reitor do Seminário Maior da Guarda, diretor do Instituto Superior de Teologia de Viseu e professor auxiliar na Universidade Católica Portuguesa (pólo de Viseu), entre outras responsabilidades académicas.
Nas paróquias Covilhã – Belmonte, registam-se as seguintes decisões:
· Cón. Fernando Brito dos Santos, Pároco emérito e cooperador pastoral da paróquia da Imaculada Conceição (Covilhã), sendo dispensado do anterior ofício de pároco, com o reconhecimento pelo serviço prestado com generosidade, dedicação e entrega.
· Pe. Luís Miguel Pardal Freire, Administrador paroquial da paróquia da Imaculada Conceição (Covilhã), mantendo os anteriores ofícios.
· Diác. Manuel Nogueira Gonçalves, colaborador pastoral das paróquias da Orjais, Sarzedo, Teixoso, Verdelhos.
· Diác. Ricardo Aparecido Bernardes, colaborador pastoral das paróquias de Boidobra, Imaculada Conceição (Covilhã), Santa Maria (Covilhã), São José (Covilhã), São Pedro (Covilhã), Vila do Carvalho, ao cuidado do Pe. José António Dionísio de Sousa, durante a frequência da Etapa pastoral no Seminário Maior da Guarda, sob supervisão do Reitor do mesmo Seminário.
Refira-se que o anterior pároco do Fundão, Hélder Lopes, foi nomeado como administrador paroquial das paróquias de Castelo Bom, Castelo Mendo, Freineda, Malhada Sorda, Nave de Haver, São Pedro do Rio Seco, Senouras, Vale de Coelha, Vale da Mula, Vilar Formoso. Com a cooperação pastoral de um vigário paroquial a nomear, da Diocese de Sumbe, assim que tramitados os procedimentos em curso.














