A Autoridade Nacional de Emergdencia e Proteção Civil (ANEPC) apresentou sexta-feira, dia 20 de dezembro, na Torre (Serra da Estrela), o Dispositivo Conjunto de Operações de Proteção e Socorro para resposta a situações de emergência no Maciço Central.
Com características próprias, a Serra da Estrela é um dos pontos turísticos de maior relevo de Portugal Continental, atraindo todos os anos, principalmente durante o inverno, milhares de pessoas.Uma realidade que leva a ANEPC anualmente a planer e operacionalizar um dispositivo conjunto específico “para assegurar uma resposta eficiente e eficaz no âmbito da proteção e socorro, que atua sob a orientação do Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela (PONSE)”, explica a ANEPC.
De acordo com a Autoridade, o dispositivo vai estar em prontidão entre dezembro e abril e conta diariamente com 26 elementos, um número que passa para 32 aos fins de semana e dias de maior afluxo.
Integram este dispositivo os Corpos de Bombeiros da Covilhã, Seia, Manteigas, Gouveia, Loriga e São Romão, o Grupo de Resgate em Montanha, da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da ANEPC, a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, o Instituto Nacional de Emergência Médica e outras forças e meios qualificados para a execução de missões de proteção e socorro disponibilizados por entidades com especial dever de colaboração.
Na sessão de apresentação o Presidente da ANEPC, Duarte Costa, o Comandante Nacional, André Fernandes, o Adjunto de Operações Nacional, Sérgio Trindade, o Comandante Regional do Centro, Francisco Peraboa, o Comandante da FEPC, José Realinho, entre outros representantes de diversas Entidades que integram o sistema nacional de proteção civil e concorrem para este Dispositivo.
A apresentação foi realizada pelo Comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, António Fonseca.
Fotos: ANEPC