A Junta de Freguesia de Silvares manifestou, na última Assembleia Municipal do Fundão, o desejo de ver o Grupo Desportivo e Cultural de Silvares (GDCS) distinguido com a Medalha de Ouro da Cidade do Fundão, no próximo dia 9 de junho. A proposta visa reconhecer os 50 anos de contributo ativo do clube para o desenvolvimento desportivo e social do concelho.
Apesar de ausente da sessão, a presidente da Junta de Freguesia de Silvares, Cláudia Pereira, fez chegar a proposta por escrito. “No sentido de lembrarmos e homenagearmos todos aqueles que contribuíram ao longo de várias gerações para dinamizar e consolidar o Grupo Desportivo e Cultural de Silvares, considerando a especial atenção dada à formação de juventude, quer através das atividades desportivas, quer através da ocupação de tempos livres, em nome da Junta de Freguesia de Silvares solicito à Câmara Municipal que no próximo dia 9 de junho, dia da comemoração da elevação do concelho, seja entregue a Medalha de Ouro Municipal ao GDCS, visto este ter celebrado Bodas de Ouro e ser contributo ativo para o desenvolvimento da região e em especial do concelho”, lê-se na proposta.
Cláudia Pereira lembrou que o clube foi criado a 24 de março de 1975 por vários silvarenses, num momento de grande renovação cívica e associativa. Desde então, tem marcado presença, “tantas vezes vitoriosa”, nos campeonatos distritais, e contribuído “para a criação de condições para a prática de múltiplas modalidades”, bem como na “própria implementação de equipamentos e infraestruturas, sede social, campo cruzeiro, polidesportivo, etc”.
A autarca silvarense realça o “marco considerável” dos 50 anos, num percurso de “sacrifícios, mas certamente de grandes êxitos e virtualidades”.
No âmbito da Assembleia Municipal, a Junta de Freguesia propôs ainda um voto de louvor para a coletividade, que foi aprovado por unanimidade. Quanto à atribuição da medalha de ouro, o executivo promete analisar a solicitação.