O sindicato dos trabalhadores da agricultura e das indústrias de alimentação e bebidas apresentou hoje um pré aviso de greve dos trabalhadores da empresa “Frulact” para o próximo dia nove de Junho. A decisão foi tomada em plenário pelos trabalhadores da unidade que está sediada na zona industrial do Tortosendo e fica a dever-se à falta de resposta da administração da empresa ao caderno reivindicativo apresentado por aquela estrutura sindical.
Em comunicado, o sindicato afirma que os cerca de 120 trabalhadores desta unidade “exigem aumentos salariais que acompanhem o recente aumento do custo de vida, bem como um subsídio de turno para corresponder à penosidade acrescida do trabalho nocturno e em turnos rotativos”.
O Sintab acrescenta que “os trabalhadores se debatem também com o facto de a empresa estar a aplicar, de forma arbitrária, um contrato colectivo negociado com o sindicato da UGT quando estes estão organizados na CGTP e exigem, por isso, a aplicação dos instrumentos de regulação colectiva do trabalho. Algo que também não é aceite pela administração da empresa”.
A estrutura lamenta ainda que a administração da empresa “nem aceite sequer reunir com o sindicato para conhecer o caderno reivindicativo, o que demonstra uma clara aversão à liberdade sindical dos seus trabalhadores”.
Face a esta situação, o sindicato lançou o pré aviso de greve na empresa para 9 de Junho. Nesse dia os trabalhadores vão organizar o piquete de greve nas imediações da fábrica, especializada na produção de ingredientes à base de frutas e que emprega na região mais de uma centena de trabalhadores.