O concelho do Fundão, especialmente a freguesia de Lavaoclhos, recebe, entre os próximos dias 1 e 3 de setembro, uma iniciativa do projeto Smallable: Marginal Cities in Europe. São três dias de trabalho e reflexão sobre contributos que contrariem o declínio demográfico e económico de pequenas localidades.
O Smallable é um projeto que nasceu do desejo de construir uma Europa mais coesa, a partir da valorização dos recursos endógenos de territórios afetados pelo declínio demográfico e pelo envelhecimento.
O objetivo é construir “caminhos alternativos e sustentáveis de desenvolvimento social, económico, cultural e ecológico” nesses territórios, partindo de reflexões e estratégias de intervenção que contribuam para tal.
Nos primeiros três dias de setembro, a iniciativa chega ao concelho do Fundão. Do programa constam várias reuniões de trabalho e visitas ao Centro para as Migrações do Fundão, à Lavaria da Cabeça do Pião e à Casa do Bombo de Lavacolhos, que vai ser palco de várias sessões, debates e apresentação de projetos.
Para além do Smallable – Marginal Cities Network, está também prevista a apresentação do projeto “Mercacolhos – Como promover o turismo num território deficitário em ofertas?” pelo presidente de junta de Lavacolhos.
As sessões e os debates incidem sobre a revitalização em territórios de baixa densidade e de territórios mineiros em declínio, o “Património Cultural Imaterial”, e o “Presente e futuro do território mineiro: Argemela”. Durante o encontro é ainda promovida a exibição do filme “Wolfram, a Saliva do Lobo”, de Joana Torgal e Rodolfo Pimenta, e uma introdução à exploração fotográfica.
O projeto Smallable: Marginal Cities in Europe, realizado no âmbito do Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores, para além de Lavacolhos, envolve as localidades de Sobral de São Miguel (Covilhã), Bettona e Monte San Martino (Itália), Novigrad (Croácia), Pécsely (Hungria) e San Martin de Trevejo e Cilleros (Espanha).