O programa de residências artísticas “Teias Criativas” abriu a terceira e última chamada para designers interessados em desenvolver projetos inovadores na área de media arts, ao longo do próximo ano no New Hand Lab, Covilhã. As candidaturas terminam no dia 31 de dezembro.
O trabalho proposto deverá partir da observação de uma peça têxtil do acervo do New Hand Lab e utilizar novas abordagens tecnológicas e digitais, como fotografia digital, cinema, arte web, arte sonora, arte digital, realidade virtual e realidade aumentada.
O designer selecionado, escolhido por um júri designado pela organização, vai receber um cachet artístico de 2 mil 500 euros e tem asseguradas todas as despesas de estadia, incluindo alojamento, alimentação, transporte e materiais necessários para a criação. A residência artística tem a duração de 30 dias e vai acontecer na Covilhã.
Durante a residência, estão previstas diversas atividades abertas à comunidade. O designer vai realizar uma conversa informal sobre o seu processo criativo, com moderação a cargo da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (UBI), bem como um evento artístico de serviço educativo, sob a mediação do Plano Nacional das Artes (PNA). Ambas as iniciativas serão transmitidas em streaming nos canais digitais do New Hand Lab.
Além disso, estão programadas visitas a projetos e organizações locais de vários setores, reforçando a ligação do designer com o território. A obra final será apresentada numa exposição temporária no New Hand Lab, seguindo depois para circulação na rede de parceiros até regressar à coleção privada da antiga unidade fabril.
Esta edição conta com o apoio do Braga Media Arts, entidade que promove práticas culturais ligadas à arte, tecnologia e eletrónica, contribuindo para um diálogo entre a arte têxtil tradicional e os novos meios digitais.
As candidaturas estão abertas até 31 de dezembro de 2024, às 19h, através da plataforma oficial do programa.