A Infraestruturas de Portugal (IP) está a intervir na Linha da Beira Baixa, com trabalhos de pintura anticorrosiva em várias pontes metálicas do concelho do Fundão. A empreitada envolve um investimento de cerca de 504 mil euros.
De acordo com a IP, o objetivo da obra passa por “garantir os mais elevados índices de fiabilidade e segurança na Rede Ferroviária Nacional”.
A intervenção vai contribuir para “atenuar os efeitos da exposição aos vários agentes”, avança a Infraestruturas de Portugal, nomeadamente a humidade, a salinidade ou a poluição, que “no limite, poderiam implicar a substituição de algumas estruturas”.
O investimento vai abranger quatro obras de arte localizadas no concelho do Fundão, com os trabalhos a decorrer no Pontão, na Ponte dos Enxames, na Ponte dos Carneiros e na Ponte de Alvega.
A obra insere-se no plano de manutenção de pontes da IP para o ano de 2024, cujo propósito é assegurar e garantir os mais elevados índices de fiabilidade, comportamento e segurança das obras de arte ferroviárias.