A junta de freguesia de Três Povos vai inaugurar, no próximo dia 30 de Julho o solar da comunidade. O imóvel, cuja requalificação representou um investimento de 400 mil euros, é um palacete do século XVIII, que faz parte do património da freguesia.
Em nota de imprensa, o presidente da autarquia refere que “estamos muitos felizes com as obras de restauro, principalmente com a renovação e valorização do nosso património. Mantivemos toda a traça original do palacete, o que nos orgulha muito. O trabalho foi feito com muito cuidado e creio que a comunidade vai gostar do trabalho final uma vez que vamos ali centralizar todos os serviços de apoio à freguesia. É um equipamento que vai ter várias funções e será utilizado para eventos culturais, social. É a verdadeira sala dos Três Povos.”
Luís Cerdeira acrescenta que também nesse dia vai ser inaugurada a escola de música, um dos primeiros projetos a habitar o Solar, que contou com a doação do benemérito António Proença de vários instrumentos musicais à junta de freguesia dos Três Povos. O autarca sublinha que “é um conterrâneo que nunca se esqueceu da sua terra e foi sempre de uma enorme generosidade. A escola vai humanizar o espaço, assim como a biblioteca, e vai acolher outras instituições”
Entre os dias 28 e 30 de Julho a autarquia dos Três Povos vai promover, em parceria com a câmara do Fundão, a segunda edição do festival gastronómico que vai decorrer no mercado local das Quintãs. Luís Cerdeira afirma que a aposta neste certame vai ser prosseguida “tendo em conta que a freguesia é marcadamente agrícola e onde vamos valorizar os nossos produtos e a nossa identidade gastronómica com o apoio das instituições locais, comerciantes, e não só. O mercado local trouxe uma nova dinâmica para a freguesia”. Uma iniciativa que vai ser complementada com a realização de vários espectáculos.