Rui Ventura tomou ontem posse do cargo de presidente da “Turismo do Centro”. Eleito para o cargo no passado mês de Março o antigo presidente da câmara de Pinhel refere que se vai dedicar de corpo e alma a este novo desafio.
Em comunicado, Rui Ventura destaca o potencial do turismo na região centro e promete “um envolvimento de toda a comissão executiva com os diversos players do território”, considerando que “este é o momento de agarrar as oportunidades e de atrair e agregar todos aqueles que se reveem na diversidade turística única do centro de Portugal”.
Entre as prioridades traçadas para o seu mandato, Rui Ventura destaca a necessidade de uma maior articulação institucional “para ser uma alavanca de desenvolvimento nacional. Devemos falar a uma só voz. Somos um só território, com um único interesse comum”.
Rui Ventura considera ainda que é necessário rever o enquadramento legal que regula as entidades regionais de turismo. O novo presidente do organismo refere que “os estudos demonstram que é possível avançar para uma maior autonomia administrativa e financeira, sem comprometer o alinhamento com a tutela do Turismo de Portugal. Todas as regiões já provaram que são capazes de manter esse equilíbrio”.
O reforço da articulação entre a promoção interna e externa do território, a criação de um hotel-escola na região, a dinamização de eventos com impacto nacional, o reforço da participação de parceiros públicos e privados nas decisões estratégicas e o aprofundamento das relações com as regiões vizinhas de Espanha são outros dos objectivos definidos por Rui Ventura para este mandato.