O docente do departamento de matemática da UBI é o novo presidente da comissão de ética daquela instituição de ensino superior. Dário Ferreira foi eleito para dirigir esta entidade e vai ter como vice-presidente, no actual mandato, Amélia Nunes, do departamento de física.
A nova estrutura tem ainda Maria do Rosário Calado nas funções de vogal, em representação da faculdade de engenharia, substituindo Pedro Inácio. Tomaram ainda posse dois dos membros cooptados, Rita Brazete, indicada pela ordem dos advogados, e Ana Brochado, representante da ordem dos economistas.
Posteriormente, vão tomar posse os elementos nomeados pela ordem dos médicos veterinários (Diana Valente), pela ordem dos farmacêuticos (Hélder Mota Filipe) e pela ordem dos enfermeiros (Maria de Lurdes Martins).
A comissão de ética é um órgão consultivo que tem como objectivo zelar pelos padrões de ética no âmbito das actividades desenvolvidas pela UBI. Compete-lhe proteger e garantir a dignidade e a integridade humanas nas actividades de investigação.