A Universidade da Beira Interior (UBI), através do Mestrado em Cinema, reafirmou a sua posição como a única instituição portuguesa a participar no prestigiado programa European University Film Award (EUFA), avança a universidade.
O projeto internacional, criado em 2016 pelo Festival de Cinema Filmfest de Hamburgo, em parceria com a Academia de Cinema Europeia, visa promover a cultura cinematográfica europeia entre estudantes do Ensino Superior.
A UBI integra este programa desde 2019, sendo uma das 23 instituições de Ensino Superior, de 23 países, que participam nesta iniciativa. Todos os anos, a Academia de Cinema Europeia seleciona cinco filmes nomeados, que são enviados para as universidades parceiras para serem visualizados, analisados e debatidos. Na UBI, os filmes foram trabalhados nas disciplinas “Crítica do Cinema”, e “Teoria dos Cineastas”.
Um dos momentos mais marcantes do EUFA é o debate final, que reúne um estudante de cada universidade participante em Hamburgo, Alemanha. Este ano, a UBI foi representada por Beatriz Matos, aluna do 2.º Ciclo em Cinema, que participou no evento, entre os dias 2 e 5 de dezembro. A experiência permitiu à aluna o intercâmbio com outros estudantes e especialistas na área, culminando na eleição do filme vencedor do EUFA, anunciado a 7 de dezembro.
O concurso europeu, frequentemente comparado aos Óscares de Hollywood, destaca-se por celebrar anualmente o melhor do cinema europeu, promovendo filmes de grande relevância cultural e artística.