A Universidade da Beira Interior (UBI) está a colaborar com a Águas da Covilhã (ADC) num projeto-piloto da área ambiental, que prevê a recolha diferenciada de bio resíduos em estruturas geridas pela academia.
Em comunicado, a UBI explica que a cooperação incluiu a instalação de 10 contentores de 120 litros na universidade, destinados à “correta separação e deposição de materiais, para posterior recolha seletiva e encaminhamento para tratamento diferenciado e valorização pela ADC”.
Entretanto, a empresa municipal realizou uma ação de formação aos utilizadores destes depósitos, e assume a responsabilidade de proceder à sua desinfeção periódica.
Os reservatórios estão colocados nas faculdades de Ciências da Saúde, de Ciências Sociais e Humanas, de Engenharia e na Quinta da Malufa.
Além da UBI, a ADC incluiu ainda nesta ação uma grande superfície comercial, uma unidade hoteleira, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e quatro freguesias do concelho da Covilhã.
O projeto-piloto insere-se no programa “Covilhã Sustentável”, no qual as Águas da Covilhã irá encaixar outras iniciativas e continuar com outras já em desenvolvimento.