A Universidade da Beira Interior (UBI) esteve no Brasil para estabelecer contactos com entidades do estado de Minas Gerais, que vão além do já existente intercâmbio de estudantes ou de novas oportunidades de colaboração entre a UBI e os profissionais brasileiros no setor da engenharia.
De acordo com a universidade, esta passagem pelo estado brasileiro representa “um marco importante na cooperação internacional, pela possibilidade de colaboração com engenheiros do Brasil”.
No decorrer de uma visita ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais, o presidente da federação das câmaras portuguesas do comércio no Brasil, Carlos Lopes, destacou o potencial do projeto “Engenharia Sem Fronteiras” para fortalecer as relações entre aquele país e os de língua portuguesa.
A comitiva da UBI passou ainda pela Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Uberlândia. A visita, que teve lugar entre final de outubro e meados de novembro, contou com a participação da pró-reitora para a cooperação internacional, Célia Nunes, e da técnica do setor de apoio à cooperação, Ana Silva.
Em diferentes momentos, estiveram ainda docentes da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior.