O departamento de letras da universidade da Beira Interior vai promover, esta quinta-feira, um congresso de homenagem a Fernando Campos pelo centenário do seu nascimento. A iniciativa vai decorrer durante todo o dia no auditório da parada.
De acordo com a UBI, este congresso pretende “celebrar a vida e a obra de um dos mais importantes nomes do romance português contemporâneo. Fernando Campos não só foi um autor multifacetado, com uma vasta obra que de diferentes géneros, como também se destacou na área da investigação”.
O autor “contribuiu de forma indelével para que se ultrapassasse definitivamente o modelo do romance histórico e propagandístico instituído durante o Estado Novo, granjeando vasto reconhecimento por parte da academia”. Presentemente, obras como “A casa do Pó” e “A Rocha Branca” fazem parte da lista de recomendações do plano nacional de leitura para o ensino secundário “uma evidência do interesse e do génio do autor”, refere a organização.
O congresso é promovido no âmbito do curso de mestrado em estudos lusófonos e vai reunir diversos especialistas na área dos estudos literários em Portugal. Um dos pontos altos vai para a participação de Nazaré e Margarida Campos, filhas do autor, que vão apresentar a obra “Fernando Campos – Biografia”.
Durante a iniciativa vai também ser apresentada uma selecção de pinturas e esculturas de Fernando Campos, que vai estar patente ao público na biblioteca da universidade da Beira Interior a partir de amanhã e até dia 19 de Dezembro.