A União Ciclista Internacional (UCI) atribuiu pontuação máxima à organização do sexto Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela. A distinção reconhece assim o evento como um “exemplo de excelência” no panorama do ciclismo internacional.
O Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela decorreu entre os dias 3 e 5 de maio. A prova homenageia a região com três etapas, num percurso de mais de 500 quilómetros pelos concelhos da Associação de Municípios da Cova da Beira, a quem pertence a organização, em parceria com a Agência Regional de Energia e Ambiente no Interior.
A União Ciclista Internacional (UCI) vem agora atribuir pontuação máxima à organização desta sexta edição. “Uma corrida bem organizada, por uma equipa dedicada e entusiasmada”, pode ler-se na avaliação da UCI.
Ao nível da segurança, a organização internacional destaca ainda a “atenção” da organização a “potenciais incidentes”, com o esforço das autoridades para assegurar o bom funcionamento da prova, sem “obstruções, sobretudo na etapa de montanha”.
O relatório refere ainda que houve “poucas quedas, apesar do tempo molhado” e o “único problema médico existente foi bem resolvido”.
A adesão de espetadores e a falta de queixas por parte das equipas também foram fatores para esta atribuição máxima.
Para a organização do evento, esta distinção “resulta do trabalho incansável de todos os municípios que integram” a Associação de Municípios da Cova da Beira para quem o Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela “não só destacou as potencialidades desportivas do território, como serviu de montra a promoção das paisagens” da região.