A Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira criou, no passado dia 21 de maio, na Covilhã, o primeiro Centro de Responsabilidade Integrado de Hospitalização Domiciliária (CRI-HD) do país, designado “Dr. Delfim Rodrigues”, com gestão autónoma.
É a primeira entidade nacional a constituir formalmente um Centro de Responsabilidade Integrado de Hospitalização Domiciliária. Uma estrutura inovadora que, de acordo com a ULS, “reafirma o seu compromisso com modelos de cuidados inovadores, de proximidade e centrados no utente”.
Com a criação deste centro, a hospitalização domiciliária passa, assim, a dispor de uma “estrutura própria de gestão clínica, operacional e financeira, com autonomia e metas orientadas para a qualidade, eficiência e sustentabilidade”.
A instituição sublinha que a hospitalização domiciliária é uma alternativa segura ao internamento tradicional, oferecendo cuidados especializados em casa. Garante maior conforto para os doentes, maior envolvimento dos cuidadores e menos complicações. Para o SNS, destaca-se a eficiência, a libertação de camas e a gestão mais sustentável dos recursos.
O novo centro recebeu o nome de “Dr. Delfim Rodrigues”, em homenagem ao médico que liderou o Programa Nacional de Hospitalização Domiciliária e que foi, segundo a instituição, “figura maior na defesa e promoção deste modelo assistencial em Portugal”.
A cerimónia de constituição decorreu no passado dia 21 de maio e contou com a assinatura do ato pelo presidente do conselho de administração da ULS, João Marques Gomes, e pela diretora do centro de responsabilidade integrafo, Sandra Martin.