O Papa Francisco vai usar paramentos com aplicações de burel durante as jornadas mundiais da juventude que vão decorrer em Portugal entre 1 e 6 de Agosto. O burel é um fio grosso com lã da Serra da Estrela e a sua utilização pretende simbolizar a tradição portuguesa.
Em declarações ao “Jornal de Notícias” a cofundadora da “Burel Factory”, empresa sediada em Manteigas, afirma que “queriam usar elementos nacionais e lembraram se do burel por estar relacionado com pastores e ovelhas. O Papa é o pastor do rebanho”.
De acordo com o jornal, o fabrico da totalidade das vestes foi feito entre Portugal e Itália. A inclusão do burel foi uma proposta da fundação das jornadas mundiais da juventude e aceite pelo Vaticano. Como o encontro vai decorrer durante o verão e a lã é um material quente, a solução encontrada passa pela inclusão de aplicações deste fio nos paramentos.
Isabel Costa sublinha que o burel “é térmico e tem uma elevada capacidade de absorção da humidade”. Nas redes sociais, a empresa afirma que o trabalho que realiza com este material é “um património feito de histórias e pessoas”, destacando que pretende “valorizar os pastores locais e o seu estilo de vida em sintonia com as montanhas a que chama de lar”.