Na noite de sexta-feira e ao longo de sábado (6 e 7 de janeiro de 2023) multiplicaram-se os votos de pesar pelo falecimento do presidente da direção do Sporting Clube da Covilhã.
Como a RCB noticiou, a Câmara Municipal da Covilhã, Liga Portugal, Federação Portuguesa e Futebol, vários clubes, outras autarquias e entidades expressaram o lamento pela morte de José Mendes.
Em nota enviada aos órgãos de comunicação social, a Universidade da Beira Interior, este sábado, diz ter sido “com profunda tristeza e sentido pesar” que tomou conhecimento do falecimento de José de Oliveira Mendes, presidente do Sporting da Covilhã.
“Figura incontornável do clube que liderou por quase duas décadas, José Mendes conquistou um lugar na história da instituição covilhanense e do futebol português pelo seu papel no desenvolvimento e afirmação do Clube serrano. Também a região perde uma personalidade de grande prestígio que, pela sua dedicação e espírito participativo, muito contribuiu para levar mais longe o nome da cidade”, sublinha a UBI.
O reitor da Universidade da Beira Interior, Mário Raposo, lamenta o desaparecimento de José Mendes e apresentou sentidas condolências à sua família e amigos, que estende aos restantes elementos da Direção, atletas, sócios e simpatizantes do Sporting Clube da Covilhã.
Também a União de Freguesias da Covilhã e Canhoso manifesta publicamente “o mais profundo pesar” pela morte de José Mendes. A autarquia endereça à família e aos amigos “sinceras e sentidas condolências, próprias destes momentos de tristeza, realçando as virtudes profissionais, humanas e sociais, manifestadas ao longo de toda a vida, na sua participação cívica, nomeadamente como Presidente da direcção do Sporting Clube da Covilhã, função que desempenhou com toda a dedicação, ao longo dos últimos 20 anos”.
Este domingo, pelas 13:00h, realizam-se as cerimónias religiosas de corpo presente, na Igreja da Misericórdia (Covilhã), partindo depois em cortejo rumo ao estádio Santos Pinto para “um último adeus” decidiu a direção do SCC.
O funeral realiza-se no crematório de Castelo Branco.