O Wool + | Arte Urbana mais acessível foi um dos cinco projetos distinguidos com o Prémio Acesso Cultura – Mickaella Dantas 2024.
A informação foi avançada pelo Wool, através das suas redes sociais onde congratula os restantes premiados e agradece à Acesso Cultura não só pelo prémio, mas também pela “constante inspiração, desafio e exigência”.
O projeto WOOL + | Arte Urbana mais acessível foi desenvolvido ao longo do ano 2024, com o intuito de alargar a experiência da arte urbana a todos os públicos sem exceção. A iniciativa culminou num grande painel de azulejos na cidade da Covilhã, realizado com utentes da APPACDM e alunos da escola secundária Campos Melo, mas também com o incremento de diferentes recursos de acessibilidade para pessoas com defeciência, surda ou outras necessidades, no roteiro Wool.
Um projeto que recebe agora distinção do Prémio Acesso Cultura que reconhece, divulga e promove entidades que se diferenciam pelo desenvolvimento de políticas exemplares e de boas práticas na promoção da melhoria das condições de acesso físico, social e intelectual, à participação cultural em Portugal.
O Prémio Acesso Cultura distinguiu mais quatro projetos, nomeadamente o projeto de digressão de programação “Odisseia Nacional”, do Teatro Nacional D. Maria II, o programa “Descobri-Quê?” com espetáculo e debates sobre colonialismo, o programa no Cinema Batalha, no Porto, “Vizinhos: Batalhawood”, e o texto com linguagem clara “Sweat, Sweat, Sweat”, de Sónia Baptista.
A cerimónia de entrega de prémios teve lugar esta quarta-feira, 19 de junho, na biblioteca de Marvila, em Lisboa.