O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela que decorre no mês de outubro, em Seia, este ano conta com uma “maior aposta” em obras cinematográficas. Ao todo, são 65 filmes de 27 países em competição.
À 29ª edição do CineEco concorreram cerca de “300 filmes dos vários cantos do mundo”, anuncia em comunicado a organização do festival de cinema ambiental, que para a seleção oficial escolheu 65 filmes de 27 países diferentes.
Nas cinco categorias em competição ou em exibição paralelas, os temas “são um convite à reflexão para a mudança comportamental”. A resistência de pequenas comunidades frente a tragédias ambientais; os direitos dos povos indígenas ou mesmo os impactos e consequências dos incêndios em Portugal são alguns exemplos das temáticas abordadas nesta edição.
Na Competição Internacional de Longas-Metragens, a organização destaca as estreias em Portugal de “Club Zero”, de Jessica Hausner, e “Lakota Nation vs United States”, produzido por Mark Ruffalo e Marisa Tomei.
Já na categoria de Longas-Metragens em Língua Portuguesa, a ênfase vai para a estreia nacional de “A Invenção do Ouro”, de Bruno Jorge, e ainda para os filmes “Rejeito”, “Charcoal” e “O Segredo de Perlimps”.
Para além das competições, o Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela propõe um conjunto de atividades paralelas. Conversas com realizadores, exposições e ações de educação ambiental com escolas.
O CineEco 2023 decorre entre os dias 5 e 13 de outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia.