A comissão política distrital da JSD procedeu à reactivação dos núcleos de estudantes social democratas na universidade da Beira Interior e no instituto politécnico de Castelo Branco. As duas estruturas já elegeram os seus novos órgãos depois de um período sem qualquer actividade.
No caso da UBI, Guilherme Torgal é o novo presidente da estrutura. Já no IPCB o eleito para o cargo foi António Mendes. Os dois núcleos pretendem “reafirmar o compromisso da JSD com a promoção dos valores da social democracia junto da comunidade académica do distrito”, refere em comunicado a distrital da JSD.
As novas equipas prometem desenvolver a sua acção em três eixos fundamentais; o apoio aos estudantes, promovendo iniciativas relativas ao acesso a uma educação de qualidade, a integração no mercado de trabalho e a melhoria das condições de estudo; a organização de eventos e debates que estimulem a participação cívica e política dos jovens e ainda a ligação à comunidade, através da criação de parcerias com organizações locais, regionais e nacionais.
Para o presidente da distrital da JSD a estrutura “está agora mais próxima das instituições de ensino superior do distrito”. Miguel Barroso acrescenta que “estas estruturas são fundamentais para dar voz aos estudantes, debater os desafios do ensino superior e construir soluções que valorizem a educação e a juventude como pilares fundamentais do futuro, com forte impacto no desenvolvimento económico da região.”