“Abril depois do adeus” é o nome do concerto protagonizado por alguns músicos da região para comemorar os 51 anos da revolução dos cravos, no Fundão. O espetáculo tem lugar no dia 24 de abril, às 21h30, na Praça do Município.
Trata-se de um concerto inédito que se desenvolve “em torno de temas e de músicos que cantaram a voz dos portugueses e que o imaginário coletivo continua a associar à Revolução dos Cravos e ao valor inestimável da Democracia Portuguesa”.
O objetivo é homenagear todos os cantautores da música de intervenção portuguesa, com destaque para dois recentemente desaparecidos, Fausto Bordalo Dias (1948-2024) e José Mário Branco (1942-2019).
O projeto é constituído por 14 músicos, nomeadamente Pedro Rufino, António Supico, Heloísa Simões, Maria João Pacheco, Diana Isabel dos Santos, Adelino Pereira, João Figueira, João Paulo Antunes, Gustavo Mancebo, Gonçalo Alves, Marco Bento, Diogo Ribeiro, Francisco Duarte da Silva e André Oliveirinha.
O espetáculo está inserido nas comemorações do 51º aniversário do 25 de abril de 1974, e é de entrada gratuita.
De seguida, às 0h00 do dia 25 de Abril, terá lugar a tradicional Arruada que percorre diversas ruas da cidade do Fundão.