O concelho do Fundão é um dos territórios envolvidos na reta final do projeto EU4Health, uma iniciativa financiada pela Comissão Europeia, coordenada em Portugal pela Cruz Vermelha Portuguesa e com impacto em 25 países. A ação foca-se na promoção da saúde mental como um direito universal, através da formação de agentes da comunidade que trabalham com populações vulneráveis.
Em articulação com o Centro para as Migrações do Município do Fundão, as ações têm vindo a capacitar militares da GNR, professores e trabalhadores humanitários da região da Cova da Beira, com o objetivo de melhorar a resposta em situações de sofrimento emocional. No total, já foram formadas 119 pessoas, das quais 62 são elementos da GNR, num trabalho que envolve também o Departamento de Psicologia da Unidade de Saúde da GNR.
De acordo com a Cruz Vermelha Portuguesa, o projeto tem permitido “a criação de um espaço-tempo onde se tem falado, livremente, acerca de estigmas e de estereótipos que acabam por condicionar o acesso às respostas psicossociais eficazes”, contribuindo ainda para “o desocultar da iliteracia relativa à saúde mental”.
A organização sublinha que “no interior de Portugal, em articulação estreita com o Centro para as Migrações do Município do Fundão, tem surgido esse lugar-tempo estratégico para refletir, partilhar, (re)construir e empoderar fórmulas de intervenção junto dos mais vulneráveis”, reforçando o compromisso com a dignidade humana e com a inclusão plena dos novos residentes na comunidade.
As formações visam também alinhar estratégias de primeiros socorros psicológicos, reconhecendo o papel fundamental de professores, voluntários e forças de segurança na identificação precoce e apoio em situações de vulnerabilidade social ou emocional.
O projeto EU4Health decorre até final de maio, sendo promovido pela Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, com o apoio da Direção-Geral da Saúde e da Segurança Alimentar (DG Santé) da Comissão Europeia.