A Alma Azul dinamiza no mês de abril uma residência literária com Patrícia Portela na “Casa do Salto do Lobo”, na Covilhã, Serra da Estrela; a mesma casa onde José Cardoso Pires escreveu “O Delfim”, obra prima do autor e um dos livros que marcaram o século vinte da Literatura em Língua Portuguesa, revela a produtora de atividades culturais, sediada em Alcains.
De acordo com a Alma Azul, Patrícia Portela tem como tarefa: Ler “O Delfim”, iniciando desta forma as atividades que a editora vai dedicar ao centenário do nascimento de José Cardoso Pires.
No dia 16, Patrícia Portela estará na Biblioteca Municipal da Covilhã para falar da experiência e da sua obra: do seu novo livro que sairá em maio; e especialmente de HÍFEN- Prémio Ciranda 2022, que a autora recebeu na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, no 23.º aniversário da Alma Azul.
Antes, no dia 3 de abril, será a apresentação do livro “Vicente Sanches – Um Género Sui Generis”, de Rodrigo Cruz, na Biblioteca Egas Moniz, da Escola Secundária Nuno Álvares, em Castelo Branco.
O autor do livro foi aluno naquela escola albicastrense; e Vicente Sanches um destacado professor de Filosofia; no Liceu e depois Escola Secundária Nuno Álvares.
O livro sobre “O Teatro de Aforismos” de Vicente Sanches será ainda apresentado na Livraria do Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, no dia 11, com o apoio do Grupo de Teatro “A Escola da Noite”.
“As duas sessões são importantes, sinalizando a vida e destacando a importância da Obra de Vicente Sanches no panorama teatral português; mas a mais simbólica ocorre no dia 27 de abril, domingo, em Alcains, na Biblioteca instalada no Solar Ulisses Pardal, avô de Vicente Sanches”, refere a editora.
Uma sessão que assinala o Dia Mundial do Livro 2025 em Alcains e que conta com o apoio da Junta de Freguesia. A data vai ter um programa especial que a produtora de atividades culturais divulga mais tarde.
No dia 30 de abril, no Programa “Há Poesia no Jardim”, comemora o 32.º Aniversário da Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago. O convidado será o poeta, ator e encenador Paulo Campos dos Reis.

Na foto Rodrigo Cruz. Créditos da foto: Joaquim Moreira