A Associação Comercial e Industrial do Concelho do Fundão (ACICF) terminou o ano de 2023 com um resultado líquido positivo na ordem dos três mil euros, registando ainda uma redução “significativa” do seu passivo. As contas foram aprovadas por unanimidade esta quarta-feira, 8 de maio, em Assembleia Geral.
O último ano da ACICF, no que a contas diz respeito, ficou marcado pelo abate “bastante significativo” da dívida “em 170 mil euros face a 2022”, explicou à RCB o vice-presidente da associação, no final da reunião ordinária.
“Ou seja, passamos de 887 mil euros de um valor total passivo para um valor de, mais os fundos patrimoniais, cerca de 717 mil euros”, afirmou Bruno Reis, explicando que estes números é também consequência da “redução muito significativa do lado dos gastos”.
As contas explanam ainda uma redução na receita da associação, em menos 73 mil 670 euros, que, mesmo assim, conseguiu gerir as despesas de modo a que o resultado líquido de 2023 fosse positivo em 3 826 euros.
Durante o último ano foi também possível fazer um “incremento dos ativos fixos de tangíveis”, com o patrocínio de “12 painéis solares” para “ecoeficiência do próprio edifício” da associação e área envolvente, num contributo de cerca de 16 mil euros “do lado da classe de ativos”.
Outro dos investimentos, explica o vice-presidente, “foi na área administrativa”, com atualização de salários. “A outra parte foi a comunicação, o desenvolvimento de um website para conseguirmos ter a comunicação e partilha que queremos dar aos associados”, conclui Bruno Reis.
“Prudência, responsabilidade e sustentabilidade” foi o mote dado pela atual direção da ACICF, empossada em outubro de 2023, relativamente à gestão das contas. O presidente da associação, Jorge Gaspar, refere que o objetivo “é sempre captar a liquidez, recuperar créditos a receber por fontes de terceiros e sarar a classe de rendimentos”, sem afetar “a estrutura financeira da instituição”.
O balanço e as contas do ano passado, consolidadas entre a direção atual e a anterior, foram aprovadas por unanimidade na última assembleia geral, que contou com um total de 17 associados.
Refira-se que em 2023, a Associação Comercial e Industrial do Concelho do Fundão conseguiu angariar mais 37 associados, somando 558 ativos.