“Prevenir e Agir contra a Violência no Futebol” é o mote da realização, dia 04 de outubro, no Auditório do Paço da Cultura – Museu da Guarda, do seminário.
O evento realiza-se das 14h30 às 19h.
Os objectivos da iniciativa passam, de acordo com a organização, “por promover uma reflexão critica sobre as manifestações de violência em ambiente futebolístico, promover estratégias de prevenção, sensibilização e intervenção, envolver agentes desportivos, forças de segurança, educadores e comunidade e, ainda, incentivar a criação de estádios seguros e inclusivos”, pode ler-se na missiva enviada à RCB.
Na sessão de abertura, vão estar presentes, os presidentes do Município da Guarda (Sérgio Costa) e AF Guarda (Luís Brás), mais o Superintendente Distrital da PSP da cidade, António Belo.
Haverá quatro painéis, cada um, com diferentes oradores, na qual se falará de Tipos de Violência no Futebol, Causas e Factores de Risco, Violência no Desporto e Presença e Actuação das Forças e Serviços de Segurança, seguidos de debates.
Para além da presença da Polícia de Segurança Pública da Guarda, Guarda Civil de Espanha e FP Futebol, PNID, IPDJ e APCVD, também se farão representar.
A sessão de encerramento está marcada para as 18h50.