O prémio anual pretende envolver a sociedade civil em temas como o combate à discriminação e promoção da inclusão social, através do futebol. Nesta perspectiva, foram ontem conhecidos os dez finalistas. O projecto da APPACDM Castelo Branco e AF Castelo Branco é um deles.
As candidaturas estão submetidas a votação pública até 21 de janeiro, através do link:
https://forms.office.com/e/1cXSEyRgR2
No que diz respeito, em particular, ao projecto, pode dizer-se, em resumo, que o objectivo passa por promover um torneio de futsal adaptado entre instituições e escolas que trabalham com jovens e adultos, com deficiência em nove distritos do país, independentemente das suas necessidades específicas, idade e género, para além, de envolver ainda, a inclusão de alunos de ensino superior em equipas, num total de cerca de 200 jovens e adultos de Guarda, Viseu, Coimbra, Leiria, Aveiro, Castelo Branco, Estremadura (Setúbal), Ribatejo (Santarém) e Alentejo (Portalegre), com idades compreendidas entre os 12 e 65 anos.
No distrito de Castelo Branco, os interessados podem votar no projecto “IV Torneio de Futsal Adaptado”, através da página oficial da AF Castelo Branco.
O montante atribuído pela Federação Portuguesa de Futebol, assume a forma de donativo e terá o valor de 50 mil euros, parcelado por dois ou mais projectos.
Recorde-se que, desde que foi criado este prémio “Futebol para Todos”, a FPF já apoiou 16 projectos/instituições, com um total de €250 mil.
Em 2025, o IV Torneio de Futsal Adaptado em Castelo Branco (APPACDMCB/AFCB), realiza-se a 16 de maio.
Entretanto, esta terça-feira, a AF Castelo Branco e Município de Proença-a-Nova, assinaram um protocolo/contrato-programa, tendo em vista a realização de actividades de âmbito desportivo (Futebol / Futsal), naquele concelho, durante a presente época 2024-25.
Estiveram presentes no evento, João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, Manuel candeias e Orlando Vicente, presidente e vice-presidente, da AF Castelo Branco.
Com esta iniciativa, a AFCB continua assim, a sua política de descentralização do futebol e futsal pelo distrito.