A companhia covilhanense ASTA -Teatro e Outras Artes vai levar sete professores e atores portugueses à ilha de Lesbos, na Grécia, para participarem num curso de formação que decorre de 2 a 6 de outubro, no âmbito do projeto Erasmus+ TIM² – Teaching Mathematics using Drama. A iniciativa, que envolve Portugal, Grécia, Itália e Noruega, visa ensinar uma nova metodologia que usa o teatro para melhorar o ensino da matemática.
Durante cinco dias, os participantes vão aprender técnicas como Mathemart, Process Drama e Role Categories, que serão depois implementadas em Portugal, com o objetivo de formar 150 professores de matemática e impactar cerca de 9 mil alunos. O projeto “inovador” visa aumentar a literacia matemática entre os jovens dos 9 aos 14 anos, utilizando ferramentas teatrais para tornar as aulas mais interativas e envolventes.
De acordo com Sérgio Novo, presidente da ASTA, os candidatos selecionados “reúnem as características essenciais para interiorizar a metodologia e, posteriormente, difundi-la junto de outros professores”, acreditando no “poder das artes performativas na educação” e defendendo “uma educação inclusiva e capaz de conquistar os alunos”.
O workshop está inserido no projeto Erasmus+ TIM^2 – Teaching Mathematics using Drama, que é liderado pela ASTA em Portugal, e financiado pelo programa Erasmus+ com uma verba de 400 mil euros. Além da formação presencial, o projeto prevê a criação de uma plataforma de partilha de exercícios e metodologias que os professores vão poder consultar para aplicar nas suas aulas.