A notícia foi conhecida este domingo. O beirão, com raízes familiares em Bouça (Cortes do Meio – concelho da Covilhã), que no passado dia 10 de setembro competiu na corrida de Brasov (Roménia) e que tinha batido o recorde de Portugal dos 10km, com o tempo de 27’45’’, não é válido, uma vez que, o percurso tinha menos 25 metros, do que inicialmente foi anunciado.
De acordo com a comunicação social nacional, a organização da prova mediu de novo o percurso e percebeu que a distância percorrida foi, afinal, de 9975 m. Assim, o recorde do nosso país na distância mantém-se desde 1985, na posse do ex-atleta do Sporting CP, Fernando Mamede, com 28’11’’, registo alcançado em Londres (Inglaterra). Em declarações ao jornal Record, Samuel Barata refere que “não vou desanimar e vou continuar a trabalhar. Para a esta semana há mais uma oportunidade na meia-maratona, onde vou tentar quebrar o máximo histórico na posse de Luís Jesus (60’56’’)”, afirmou.
O atleta de 30 anos do SL Benfica, actualmente em estágio em altitude, nos Alpes Suíços, vai participar no próximo fim de semana, 30 de setembro e 01 de outubro, nos Mundiais de Estrada, na meia-maratona, em Riga, em representação da FP Atletismo.