A Universidade da Beira Interior (UBI) recebe na próxima quinta-feira, 27 de abril, um encontro entre os bolseiros Calouste Gulbenkian. Uma iniciativa que pretende favorecer o contacto e a partilha entre os alunos que integram a rede de bolseiros da Fundação, em diferentes áreas e contextos.
Para além dos bolseiros de Mérito, o encontro conta ainda com os bolseiros Novos Talentos e estudantes oriundos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
A iniciativa Bolsas Gulbenkian – Pontos de Encontro tem envolvido várias instituições do ensino superior, do Porto a Lisboa, passando por Aveiro, Braga, Coimbra e agora Covilhã.
Atualmente a rede de bolseiros Gulbenkian conta com mais de 30 mil pessoas. Atribuídas desde 1956, as bolsas têm apoiado estudantes de vários graus de ensino e diferentes áreas de estudo, assim como profissionais e artistas de grande prestígio.
Recentemente, a Fundação reforçou o apoio a jovens candidatos ao ensino superior com elevada qualificação escolar e escassos recursos financeiros. O número de bolsas atribuídas passou de 85 para mias de 500, representando um apoio anual de cinco milhões de euros.
A sessão decorre à porta fechada.