O programa regional do centro abriu um concurso, com uma dotação de 20 milhões de euros de fundos europeus, para apoiar as empresas da região e o investimento nos territórios de baixa densidade. Além desta dotação específica, as empresas do território podem ainda beneficiar de 70 milhões de euros colocados no concurso pelo programa de inovação e transição digital.
Em comunicado, a CCDRC explica que “este concurso tem por finalidade apoiar o investimento empresarial de natureza inovadora em micro, pequenas e médias empresas, promovendo a alteração do perfil de especialização da economia portuguesa e o reforço da sua competitividade externa, através da diferenciação, diversificação e inovação”.
Para a presidente daquele organismo “este concurso concretiza uma aposta na competitividade da economia regional e em particular dos territórios de baixa densidade, que necessitam de uma atenção especial, com taxas de comparticipação mais generosas e um financiamento totalmente não reembolsável”.
Isabel Damasceno acrescenta que o financiamento “é dirigido a projectos que se proponham produzir bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis, privilegiando as exportações, no quadro de fileiras produtivas e de cadeias de valor mais alargadas e geradoras de maior valor acrescentado”.
São financiados a criação de novos estabelecimentos, o aumento da capacidade de um estabelecimento já existente, a diversificação da produção e ainda a alteração do processo global de produção ou da prestação dos serviços.

 
			 
                                
                             














 
		 
		 
		