Termina este fim de semana a primeira fase do Campeonato de Portugal, com a realização da jornada 26. Para garantirem a manutenção, as duas equipas, têm de ganhar.
Na Série C, onde competem os três clubes da Beira Baixa, apenas os albicastrenses lutam pela permanência.
Sertanense FC (25 anos depois) e CD Alcains (1 ano depois), já desceram aos Distritais, época 2025-26.
Por tudo isto, a direção liderada por Vitor Marafão, decidiu abrir as portas do Estádio Municipal de Castelo Branco “Vale do Romeiro”, a sócios e adeptos (entrada gratuita).
A equipa de Dani Matos vai receber o despromovido Sertanense FC, num “derby regional” escaldante, a partir das 16 horas, onde só a vitória interessa às “Águias Beirãs”.
Para além do Benfica CB (clube que compete há cerca de 50 anos nas provas da FPF), também o FC Alverca “B”, luta pela sobrevivência e joga domingo à mesma hora, no Estádio “António Trigueiros de Aragão”, frente ao Clube Desportivo de Alcains, já despromovido também.
Na Série B, onde milita o Guarda FC SAD, vencer o seu adversário (último classificado – SC Régua) é obrigatório.
Independente da vitória, os egitanienses, terão ainda que esperar que o Machico perca em casa frente ao líder Leça FC, uma vez que, em caso de empate ou vitória dos açorianos, a equipa da Beira Alta, desce ao distrital.
Se esse desidrato acontecer, o Guarda FC SAD iria ocupar o lugar deixado vago pelo Gouveia, que foi campeão distrital esta época e regressa ao CdP 2025-26, e obrigaria que, duas equipas descessem à II Divisão da AFG, nomeadamente o Paços da Serra (último) e AD Manteigas (penúltimo).
Todos os jogos realizam-se este domingo, 13 de abril, às 16 horas.
Árbitros:
Série B:
Guarda FC SAD – SC Régua (Pedro Ribeiro – Porto).
Série C:
Benfica e Castelo Branco – Sertanense FC ( Pedro Vieira – Porto).
CD Alcains – FC Alverca “B” ( Fábio Silva – Porto).