Thomas Silva (Caja Rural-Seguros RGA) é o primeiro camisola amarela da prova que a AMCB organiza até domingo na Beira Interior. O ciclista venceu ao sprint a primeira etapa entre Almeida e Penamacor, na distância de 191,2 km, a mais longa do evento.
Com os corredores a passarem também pelo concelho do Fundão (Alcaide, Castelo Novo e Alpedrinha) e pela própria cidade e ultrapassados os dois prémios de montanha de segunda e terceira categoria, o pelotão chegou compacto à meta, com a Caja Rural-Seguros RGA a dominar.
Quanto aos portugueses, César Martingil (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) foi o melhor, em 10.º.
Nota ainda, de destaque também, para a prestação de Alexis Guerin (Anicolor-Tien21), francês que foi 6º classificado, o melhor, entre equipas portuguesas.
Nas contas da classificação geral, Thomas Silva (campeão nacional uruguaio) lidera com quatro segundos de vantagem sobre Fernando Barceló e seis sobre Bruno Kessler.
Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista) comanda na montanha, Francisco Pereira (Feirense-Beeceler) nas metas volantes, e Bruno Kessler na juventude.
A Caja Rural-Seguros RGA lidera, naturalmente, a classificação por equipas.
Em declarações ao repórter da RCB Luís Seguro, o ciclista refere que “foi muito difícil. Foi uma etapa que tivemos que controlar todo o dia, mas consegui vencer. Agradecer a todos os meus companheiros, por me ajudarem a conquistar a vitória aqui. Foi ao sprint, não foi fácil, tinha grandes adversários, mas decidi, prefiro precipitar-me, do que esperar, e saiu bem”. Afirma Thomas Silva.
Este sábado, vai para a estrada a segunda etapa em linha.
Os atletas partem às 11h45, em Figueira Castelo Rodrigo.
A corrida terá uma viagem de 188,4 km, que integrará três contagens de montanha (Marialva, Prados e Celorico da Beira) e duas metas volantes (Mêda e Trancoso).
Na cidade da Guarda, o pelotão passará por volta das 15h45.
Os ciclistas chegam a Celorico da Beira, às 16h30 (Meta).
O VII Grande Prémio Internacional de Ciclismo das Beiras e Serra da Estrela é organizado pela Associação de Municípios da Cova da Beira, com apoio da Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, UCI, FPC, ACBI e Municípios envolvidos na competição.