A câmara da Covilhã vem, em comunicado, exigir à empresa concessionária do plano de mobilidade a resolução imediata de vários problemas que tem sido reportados à autarquia no âmbito da implementação do sistema.
A autarquia refere que nos últimos dias tem recebido várias queixas e “tem levado a cabo todas as diligências para que o contrato seja integralmente respeitado” e sustenta que no âmbito do transporte público rodoviário “as alterações dos horários e das rotas provêm da concessionária”. Facto que levou o município a determinar à concessionária que “a nova oferta de transporte rodoviário “assegure a cobertura de transporte existente actualmente; garantir que a rede abrange zonas do território que até hoje não tinham oferta pública de transporte” e ainda “assegurar o acréscimo da frequência dos horários para que o tempo de espera entre passagem de autocarros seja menor”.
O município da Covilhã acrescenta que compreende que “está em causa um período de transição de sistema que pode gerar constrangimentos”, mas considera “inadmissível que a informação sobre os horários e as rotas não tenha sido divulgada com antecedência suficiente para permitir o devido conhecimento por todos”.
Face a esta situação, a autarquia afirma que se impõe “que a concessionária se socorra dos recursos necessários, garantindo o cumprimento das respetivas obrigações de serviço público a que se obrigou” com a câmara da Covilhã a exigir “a imediata resolução dos problemas identificados, sem prejuízo do recurso aos meios de que dispõe, o município exige a imediata resolução dos problemas identificados”.
A autarquia deixa ainda uma palavra de compreensão e tolerância aos covilhanenses, garantindo que “tudo será feito para impedir maiores transtornos”.