Os representantes das seis instituições de ensino superior do consórcio EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação, vão reunir-se no próximo dia 29 de novembro na Universidade da Beira Interior (UBI). O encontro visa avaliar a evolução do projeto nacional, que aposta na transformação do ensino superior através da inovação pedagógica.
O EPIC reúne seis instituições de ensino superior portuguesas, entre elas a UBI. Juntas, estas instituições representam mais de 72 mil estudantes, seis mil docentes e investigadores, 89 centros de investigação e cinco parques de ciência e tecnologia.
Criado em junho deste ano, o consórcio tem como principal objetivo transformar o ensino superior português, promovendo ambientes de aprendizagem inovadores e interativos. Para isso, aposta em metodologias de cocriação e na capacitação de docentes, recorrendo ao desenvolvimento de novas ferramentas digitais, ações de formação e mapeamento de boas práticas pedagógicas.
Durante o encontro na Covilhã, marcado para o próximo dia 29 de novembro, as equipas dos cinco grupos de trabalho vão reunir-se para discutir os progressos e planear os próximos passos.
Os grupos são responsáveis por áreas-chave, como certificação de competências, formação transformadora de docentes, desenvolvimento de recursos pedagógicos, avaliação de impacto e disseminação das iniciativas do consórcio.
O EPIC está integrado no programa de Investimento Impulso Mais Digital e conta com o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A iniciativa é gerida pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal e pela Direção-Geral do Ensino Superior e prevê a criação de Centros de Excelência de Inovação Pedagógica.