As obras de requalificação da Avenida da Universidade, na cidade da Covilhã, começam já no próximo dia 23 de setembro. A partir da próxima semana, o trânsito naquela via vai funcionar de forma alternada, provocando constrangimentos de circulação aos automobilistas.
Num investimento superior a 200 mil euros, a Câmara Municipal da Covilhã prepara-se para arrancar com a requalificação da avenida que liga a rotunda do hotel Santa Eufémia ao cruzamento da Universidade da Beira Interior.
“É uma intervenção necessária, que vai incluir trabalhos na rede de águas pluviais, a substituição do piso, e também a reparação e alargamento de passeios”, anunciou o presidente da Câmara esta segunda-feira, no arranque da Semana Europeia da Mobilidade, com a conferência sobre “Mobilidade no Espaço Público Partilhado”.
Vítor Pereira refere que esta vai ser uma intervenção “demorada”, mas necessária para a “dar condições e segurança a peões e automobilistas”, alertando para os constrangimentos que se vão sentir.
“Teremos que fazer a obra de forma alternada, fechando uma das vias de circulação, por isso o trânsito terá que ser feito de forma revezada, sendo a circulação controlada por semáforos. É uma obra complexa pela sua localização e que vai demorar mais algum tempo, porque não podemos fechar a via. Sabemos que vai causar incómodos e constrangimentos não só ali, mas também nas vias para onde o trânsito vai escoar”, apontou o edil.
Por isso, Vítor Pereira, pede a compreensão de todos e apela a que, durante estes dias e “sobretudo nas horas de ponta, os automobilistas saiam mais atempadamente para os seus destinos”.
Os trabalhos vão decorrer nos dias úteis das 9h00 às 18h00.
Como alternativa, os automobilistas que circularem no sentido ascendente podem seguir pela Rua Cidade Fundão até ao cruzamento com a Avenida 25 de Abril e, no sentido descendente, seguir pela Rua José Ramalho, Calçada Alta, apenas no caso dos veículos ligeiros.
No sentido Tortosendo – Covilhã, os automóveis ligeiros podem seguir pelo cruzamento para a Rua do Forno/Refúgio, no semáforo junto do café Periferia, e seguir para a Covilhã.