A câmara municipal da Covilhã passa a integrar os órgãos sociais da associação portuguesa de cidades e vilas de cerâmica. Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da cultura, passa a fazer parte do conselho fiscal daquela organização como vogal. A eleição dos órgãos para o biénio 2026-2028 decorreu na biblioteca municipal de Albergaria-a-Velha.
Em comunicado, a autarquia covilhanense refere que esta integração “vem reafirmar a estratégia municipal de reforçar e promover a salvaguarda da cerâmica, que já assume, na Covilhã, uma importância estrutural, simbólica e patrimonial, distinta da centralidade dos lanifícios, mas profundamente integrada na construção da identidade urbana, arquitetónica e cultural do concelho e da cidade”.
A autarquia covilhanense aprovou a adesão a esta associação em 2023 com o intuito de “promover, divulgar e salvaguardar este ancestral ofício”, tendo sido desenvolvidas várias estratégias que procuram a sua inovação pelo design no âmbito do plano de ação da Covilhã, cidade criativa da Unesco, nomeadamente através do projeto «O Fio do Barro», em parceria com o atelier “Formas e Cores”.













