Este fim-de-semana, de 14 a 16 de abril, o risco de incêndio na maioria dos concelhos do distrito de Castelo Branco agrava-se para nível elevado, devido à subida das temperaturas. A Proteção Civil alerta mais uma vez para o cumprimento das medidas preventivas.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) os próximos dias vão ser de tempo quente e seco. Prevê-se “a subida gradual da temperatura máxima a partir de hoje, 14 de abril, com especial incidência nas regiões do interior no dia 15. Nos dias 16 e 17 de abril são expectáveis valores entre os 30 e os 35ºC”.
Antecipa-se, por isso, o “aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, especialmente no interior Norte e Centro”, agravando o risco de incêndio para nível elevado a muito elevado no mesmo território.
Perante este cenário, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que é proibida a realização de queimadas extensivas; queimas de amontoados; a utilização de fogo para confecionar alimentos em todo o espaço rural; a desinfestação em apiários e o uso de motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.