A Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior recebeu o Secretário-Geral da Aliança Chinesa para a Inovação e Desenvolvimento do Hidrogénio, Zhao Jishi, num encontro que visou aprofundar a cooperação internacional em projetos de mobilidade sustentável e transição energética.
A ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior recebeu, no passado dia 10 de abril, a visita oficial do Secretário-Geral da Aliança Chinesa para a Inovação e Desenvolvimento do Hidrogénio, especialista internacional em políticas de transição energética.
A visita focou-se em áreas como o hidrogénio verde, a mobilidade elétrica e a descarbonização urbana, num momento em que o município de Seia acolhe o desenvolvimento de uma unidade de produção e armazenamento de hidrogénio verde, promovida pela empresa HEN – Serviços Energéticos.
O representante da Aliança Chinesa, Zhao Jishi, sublinhou o potencial do hidrogénio verde para descarbonizar setores como os transportes, a indústria e os serviços municipais. O encontro serviu também para discutir soluções de mobilidade sustentável adaptadas à realidade dos territórios do interior, como a transição para frotas elétricas e a hidrogénio, transporte partilhado e ecossistemas de mobilidade inteligente.
A presença do secretário-geral para a Agência Regional de Energia, “é um sinal claro do reconhecimento internacional do trabalho que está a ser desenvolvido na região”, sublinhado que a troca de experiências é “fundamental” para integrar novas soluções e acelerar a transição energética no território, afirma, em comunicado, o diretor-geral da agência e Presidente da RNAE – Rede Nacional de Agências de Energia, Carlos Santos.
A deslocação do representante chinês à região insere-se numa estratégia de internacionalização e partilha de experiências técnicas na área da energia sustentável.