Foi uma das apostas do executivo presidido por José Matos nos últimos 12 anos, valorizar a identidade da freguesia associada ao trabalho do farrapeiro. Uma atividade que sustentou muitas famílias no pós-guerra e que é recordada com uma estátua ao “homem do saco”, um mural às mulheres farrapeiras e uma festa que todos os anos celebra esta identidade.
Este ano não vai ser exceção. Entre os dias 27 e 29 de junho, a freguesia do Dominguizo celebra os Farrapeiros com animação, gastronomia, artesanato, numa festa que, segundo José Matos, já ganhou um lugar no calendário das festas da região. Segundo o autarca, o figurino mantem-se, “vai ser no mesmo espaço, temos sempre muita animação, três palcos, música de rua, tasquinhas, artesanato, pinturas e jogos para crianças, vai ser dentro do mesmo âmbito.”
Uma festa que se realiza há 14 anos e que nasceu para celebrar os farrapeiros, dar a conhecer as origens que estão por detrás deste gentílico e valorizar a identidade desta localidade que encontrou, depois da II Guerra Mundial, uma atividade para sustentar muitas famílias, “a falta de trabalho levou a que os homens andassem à procura dos desperdícios, o que agora se chama de reciclagem, nós fazíamos reciclagem só que chamavam-nos de farrapeiros. Nós recolhíamos peles, metais, farrapos, cera, fazíamos essa recolha, trazíamos para a freguesia e depois vendíamos às empresas de têxteis para irem para as esfarrapadeiras e fazer novos fios, a cera ia para fazerem velas e os metais para as sucatas.”
O presidente da junta do Dominguizo explica que os farrapeiros saiam da freguesia e percorriam não só a região, mas outras zonas do país, desde o Alentejo ao Norte, em busca de farrapos e outros desperdícios.
“Normalmente ficavam em quintas, tinham sempre alguém conhecido onde deixavam as sacas e depois regressavam para recolher os sacos. Sempre fomos bem acolhidos em todo o lado, ainda hoje em muitas localidades as pessoas recordam o homem do saco.”
Para celebrar os farrapeiros, o Dominguizo promove, nos dias 27, 28 e 29 de junho, a festa dos Farrapeiros, que este ano cumpre a sua 14ª edição.