A aldeia de Aranhas, no concelho de Penamacor, está a ser palco, este fim de semana, da tradicional Festa das Varas do Fumeiro, um evento que celebra o melhor do fumeiro e da cultura popular da região. A iniciativa arrancou na sexta-feira, 24 de janeiro, e decorre até amanhã, dia 26, com um programa repleto de música, animação e sabores regionais.
Além dos vários espaços dedicados aos produtos regionais, o arranque da festa foi marcado pelos concertos de Flávia Pereira e Magenta, que subiram ao palco para aquecer a noite de sexta-feira com muita música e energia.
Já hoje, sábado, o evento traz um dos momentos mais aguardados: o Desfile das Varas, que começou às 15h00 e enche as ruas da freguesia. À noite, o destaque vai para o concerto de Rosita, que promete atrair público à vila a partir das 21h30.
Amanhã, o encerramento do evento é dedicado ao folclore, com a realização do 24º Festival de Folclore, organizado pelo Rancho Folclórico de Aranhas. O festival conta com a participação de ranchos de várias regiões de Portugal e também de Espanha, num encontro cultural que terá início às 15h00.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Penamacor destaca que esta é uma edição que, “mais uma vez, tem como rei o enchido, o fumeiro, que é tão característico, de tão grande qualidade no nosso concelho”.
“Esta Festa das Varas do Fumeiro teve sempre como principal objetivo a promoção deste produto regional, associando-o a várias iniciativas culturais, quase todas de âmbito tradicional. Este fim de semana será um fim de semana em que haverá muita música, muita animação de rua e concertos à noite. Estamos no inverno, mas também sabe bem sentir o frio que nos é tão característico”, aponta Ilídia Cruchinho.
A vice-presidente sublinhou ainda a relevância do evento para a dinamização económica da região:
“O que esperamos é que o tempo esteja bom, pelo menos que não chova, e que mais um ano este evento traga muita gente a Aranhas, para que possam desfrutar daquilo que melhor tem esta nossa freguesia no âmbito gastronómico. E, efetivamente, o fumeiro é um produto de excelência que vale a pena provar e levar para casa.”