A entrega do prémio Eduardo Lourenço 2025 a José Tolentino de Mendonça é um dos pontos altos das comemorações dos 826 anos da elevação da Guarda à categoria de cidade. O programa vai decorrer de 20 a 29 de Novembro.
O ponto alto das comemorações está marcado para dia 27 de Novembro, dia da cidade, com a realização a partir das 10h30 da sessão solene comemorativa que inclui a entrega do prémio Eduardo Lourenço 2025, uma iniciativa do centro de estudos ibéricos, e que este ano foi atribuído ao cardeal, poeta e teólogo José Tolentino de Mendonça.
Na tarde desse dia, pelas 16h15, é assinado o protocolo entre a unidade especial de protecção e socorro, o município da Guarda e a junta de freguesia de Arrifana para a instalação naquela localidade de um centro nacional de treino. O equipamento vai funcionar numa área de 30 hectares e onde os militares podem realizar os seus exercícios. Actualmente estão em permanência nas instalações da UEPS cerca de 200 militares, e a perspectiva é que de que o número possa aumentar com a criação desta valência.
À noite, o teatro municipal da Guarda recebe o concerto comemorativo do dia da cidade com os Quinta do Bill e a banda filarmónica de Famalicão da Serra.
As comemorações do aniversário da Guarda incluem ainda outros espectáculos, exposições, apresentação de publicações, uma homenagem às empresas do concelho e várias iniciativas desportivas.














