A Incubadora Social IN de Castelo Branco, gerida pela Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, viu aprovada a sua candidatura ao programa Centros para o Empreendedorismo de Impacto, no âmbito do Portugal Inovação Social. Este é mais um passo na continuidade do projeto, que pretende reforçar o ecossistema de inovação e empreendedorismo social na região.
Com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Castelo Branco e da Fundação EDP, enquanto investidores sociais, o projeto tem como objetivo apoiar iniciativas que proponham soluções práticas para problemas sociais do concelho e das zonas envolventes, promovendo inclusão, sustentabilidade e responsabilidade social.
Nos próximos três anos, a incubadora planeia apoiar a criação e aceleração de novos projetos através de programas específicos. Entre as iniciativas previstas estão ações de capacitação para empreendedores, apoio a pessoas em situação de desemprego e atividades junto do tecido empresarial e da comunidade escolar.
A incubadora oferece espaço físico e virtual, serviços de mentoria, workshops, bootcamps e eventos para sensibilizar a população local sobre a importância do empreendedorismo social. Um dos projetos em destaque será o programa de aceleração “Level UP 4 Impact”, destinado a ajudar ideias sustentáveis a tornarem-se viáveis e aplicáveis.
Paralelamente, a parceria com a Fundação EDP irá incentivar uma transição energética justa e inclusiva, promovendo a criação de emprego e soluções inovadoras na Beira Baixa.