O presidente do Politécnico da Guarda (IPG), Joaquim Brigas, pediu apoio à ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, para a construção de um novo edifício para a Escola Superior de Saúde (ESS), no campus de IPG, por falta de capacidade para acolher mais estudantes.
A reivindicação do presidente do IPG, a construção de novas instalações para a Escola Superior de Saúde (ESS), decorreu na Assembleia Participativa sobre a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável organizada pela Presidência do Conselho de Ministros em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Ministério da Educação e o IPG, refere o instituto da Gaurda em nota enviada aos órgãos de comunicação social.
“Precisamos de um novo edifício que faça justiça a uma escola que, ano após ano, esgota todas as vagas para todos os seus cursos na primeira fase das candidaturas ao ensino superior”, afirmou Joaquim Brigas, presidente do IPG citado no comunicado.. “Há muito tempo que não há espaço para os alunos na atual Escola de Saúde, decorrendo as aulas na Escola de Tecnologia e Gestão que também está em crescimento com a recente diversificação da oferta formativa”.
A falta de residências foi outra das dificuldades apontadas pelo presidente do IPG, referindo que muitos estudantes não chegam a ter condições para se matricular.
Para além da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a iniciativa contou com a presença dos secretários de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, e da Educação, António Leite, e do presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa