O Teatro Clube de Penamacor (TCP) foi palco da apresentação, no passado dia 9, da sexta edição do livro “Madeiro – Fólios de Poesia” que reúne textos de 31 poetas, de Portugal e Espanha, onde a tradição do madeiro também se mantém viva.
Ao longo das seis edições, a obra já apresentou poemas de cerca de 200 autores das mais variadas geografias.
O projeto reúne poemas de diversa densidade criativa que celebram o fogo como elemento primordial, associando a tradição do Madeiro a vivências pessoais e coletivas, bem como a diferentes tempos e geografias onde assume forte valor simbólico.
Este sexto volume afirma-se como mais um marco relevante na valorização da identidade cultural das comunidades ibéricas centradas em Penamacor, reforçando os laços com as suas raízes.
Na apresentação do livro, o presidente da Câmara Municipal de Penamacor disse que a obra pretende intensificar a aposta do Município no Madeiro de Penamacor.
“Não querendo rivalizar com estes fantásticos poetas, diria, uma nota muito pessoal, que há fogos aquecem o corpo e há fogos que iluminam a memória e aquecem a alma. É isto que se sente em Penamacor quando se visita nesta altura do ano. Sentimos um calor na alma e sentimos a nossa memória iluminada por todos aqueles que nos antecederam e participaram nesta tradição tão nossa”.
Referiu José Miguel Oliveira, citado em comunicado.













