O evento disputa-se no Pavilhão Municipal de São Miguel, dias 1, 2 e 3, com a presença dos melhores atletas nacionais da modalidade, que irão lutar pelo título de campeão nacional em várias categorias.
A organização está a cargo da Federação Portuguesa de Matraquilhos e Futebol de Mesa (Valongo – distrito do Porto) e Associação de Matraquilhos e Futebol de Mesa da Beira Interior (Boidobra/Covilhã – distrito de Castelo Branco).
De acordo com a nota de imprensa enviada à RCB, a AMFMBI refere que “na vertente Individual estarão em disputa a categoria de Individual Júnior, Individual Sénior, Individual Feminino e Individual Veterano, enquanto na vertente de equipas, estarão em disputa, as categorias de Open Doubles (Aberto a todos os escalões), Equipas Femininas, Equipas Juniores e Equipas Veteranas. Para além destes títulos, vão estar ainda em disputa os títulos nacionais de Associações Masculinas da 1ª e 2ª Divisão e o Título Nacional de Associações Femininas”. Lê-se no documento.
Vão estar instaladas 16 mesas de Matraquilhos e Futebol de Mesa, “fruto das parcerias da Federação Portuguesa de Matraquilhos e Futebol de Mesa com a empresa Bilhares Carrinho e empresa Bilhares Ferreira da Costa”, acrescenta a missiva.
A competição deverá ter a participação de mais de 100 atletas.
O Município da Guarda apoia a prova.