Realizaram-se na segunda-feira, dia 05 de maio, as eleições para a Comissão de Atletas Olímpicos. O lançador do SL Benfica, representou Portugal em duas olimpíadas (Tóquio’2020 e Paris’2024) e será o número 2 do canoísta Emanuel Silva.
O vice-campeão olímpico em K2 1000m, em Londres 2012, substitui no cargo de presidente, Diana Gomes, que saiu para secretária-geral do Comité Olímpico de Portugal liderado por Fernando Gomes.
Francisco Belo pratica Lançamento de Peso (Atletismo).
Recorde-se que o covilhanense Pedro Farromba (vice-presidente da FDI-Portugal) é vogal no COP.
O nadador Miguel Nascimento é o novo secretário-geral da CAO.
Ao acto eleitoral podiam candidatar-se atletas, que tivessem participado em, pelo menos, numa das seguintes edições dos Jogos Olímpicos de Verão e Inverno:
Londres’2012, Sochi’2014, Rio’2016, Pyeongchang’2018, Tóquio’2020, Pequim’2022 e Paris’2024.
A Comissão de Atletas Olímpicos, é uma entidade integrada no Comité Olímpico de Portugal e constituída por atletas participantes nas Olimpíadas no activo, e/ou, que tenham participado nas três últimas edições dos Jogos Olímpicos.
Formada por nove atletas olímpicos, eleitos pelos seus pares, cabe à CAO, representar os direitos e interesses dos atletas, junto do COP e não só, inseridos no sistema desportivo nacional e internacional.