A primeira peça do Teatro das Beiras tem estreia marcada para 15 de fevereiro. “Um conto japonês” tem encenação de Fernando Mota a partir do conto de Sophia de Mello Breyner Andersen, A Árvore. “Um espetáculo para todas as idades, que vamos apresentar às escolas e também para toda a família”.
O segundo espetáculo, “A noite dos visitantes”, de Peter Weiss, estreia no dia 26 de junho e “será um espetáculo de rua, uma cocriação com o Teatro da Rainha” que comemora este ano, 40 anos de atividade. Segundo Fernando Sena, “vão ser feitos três espetáculos no Teatro das Beiras e depois faremos, como habitualmente, o circuito das freguesias.”
O terceiro e último espetáculo do ano estreia no dia 22 de outubro. “O coração do pugilista” tem encenação de Jorge Silva, entretanto, “continuaremos a apresentar A Festa, com encenação de Maria João Luís, e com este espetáculo começaremos a digressão nacional.”
O Festival de Teatro da Covilhã regressa este ano, mas o programa será apresentado oportunamente, o que também faz parte da programação do Teatro das Beiras é a iniciativa “4ªas de teatro”, a começar já esta quarta-feira com a apresentação da peça “Nome: Natália” de Ana Paula Costa, pela companhia de teatro Trêsmaisum.
O projeto educativo do Teatro das Beiras contempla o regresso da oficina de teatro nas férias da Páscoa, este ano alargada a dois grupos de 10 crianças, dos 6 aos 9 anos e dos 10 aos 14.
Para o diretor do Teatro das Beiras, Fernando Sena, esta é a programação “possível, dentro do financiamento que a companhia tem, mas, acima de tudo, artisticamente, é aquilo que gostávamos de apresentar durante o ano, tendo sempre em atenção que alem da nossa programação há uma programação diversificada na Covilhã e temos de ter em conta todos esses fatores.”