No âmbito do projeto “Uma Cura na Raia”, o antigo Externato de Nssª Srª do Incenso, em Penamacor, no passado fim-de-semana, foi palco de duas oficinas de construção de instrumentos musicais tradicionais. A iniciativa, que visa preservar esta construção, contou com mais de uma dezena de participantes.
Cerca de 15 formandos tiveram a oportunidade de aprender as técnicas ancestrais de fabrico de instrumentos característicos da região, com o orientador António Supico.
Numa parceria entre o município penamacorense, o projeto “A Música Portuguesa a Gostar dela Própria”, Academia de Música e Dança do Fundão e várias associações locais, as oficinas visam promover a recriação e a preservação da construção de instrumentos ligados ao território da raia. O adufe, a gaita, ou o pífaro são alguns exemplos.
Além de manter viva a identidade cultural da região, o projeto pretende “contrariar a perda de memória coletiva sobre os métodos de fabrico e o uso destes instrumentos”, destaca a autarquia em comunicado.
As sessões foram conduzidas por especialistas na área e integraram-se no âmbito do projeto “Uma Cura na Raia”, financiado através de uma candidatura à Direção-Geral das Artes (DGArtes).