No Município de Penamacor, o Dia Mundial da Criança e o Dia do Concelho celebram-se no mesmo dia. Esta quinta-feira, a autarquia juntou as duas comemorações no Salão Nobre, com a iniciativa “O Foral de Penamacor aos olhos de uma criança”.
O Foral que elevou Penamacor a concelho foi outorgado pelo rei D. Manuel no dia 1 de junho de 1510. Um marco histórico que foi dado a conhecer aos maios pequenos naquele que também foi o Dia Mundial da Criança.
A atividade contou com alunos do primeiro ciclo que, através de perguntas feitas pelos oradores presentes, foram gradualmente “desfiando o novelo em torno do importante documento e entender o seu ónus na construção da identidade local”, avança a autarquia em comunicado.
Para além de “O Foral de Penamacor aos olhos de uma criança”, o dia das crianças englobou outras atividades. No Terreiro de Santo António estiveram insufláveis e dinamizaram-se vários jogos, enquanto que no Museu Municipal foi inaugurada a exposição de pintura de Polina Krykunova, artista ucraniana de 12 anos, atualmente erradicada em Portugal. O olhar artístico de “Polly” fica patente no museu até 17 de junho.